Sanitização de ambientes: como manter a segurança contra o coronavírus

A pandemia do coronavírus mudou muitos hábitos do comportamento das pessoas e empresas, dentre elas a higienização e sanitização de ambientes.

Se antes as pessoas se cumprimentavam a todo tempo, ficavam juntas em pouco espaço e não pensavam tanto em limpeza dentro das lojas, estabelecimentos ou empresas, você consegue atualmente ir a algum lugar sem se preocupar com a disponibilidade do álcool em gel, uso de máscara, distanciamento e limpeza do ambiente?

Com a retomada de diversos setores e reabertura dos negócios é preciso se adequar para oferecer segurança para seu público e colaboradores e pensar em limpeza e sanitização dos ambientes passa a ser mais uma importante estratégia das organizações.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes para manter a segurança contra o coronavírus dentro de sua empresa e negócio, confira!

O que é sanitização de ambientes?

Mais do que preparar sua empresa para o período pós-isolamento e garantir a segurança na volta das atividades, é preciso manter tal limpeza para receber diariamente seus colaboradores e clientes.

A sanitização de ambientes é mais do que um processo de limpeza, como aqueles que fazemos em casa para tirar sujeiras e gorduras. Esse método visa também a redução e eliminação de germes e vírus causadores de doenças para o meio ambiente e seres humanos.

Mesmo locais que passam por limpezas diárias, como móveis ou chão, não estão completamente livres da presença de vírus, bactérias, fungos e microrganismos, portanto, é preciso ir além e olhar para outros locais como teto, paredes, objetos, lustres, carpetes, ar-condicionado e outros elementos.

A sanitização de ambientes é indispensável para viabilizar ambientes biologicamente seguros para que as atividades possam ser retomadas de forma mais natural e protegidas possíveis.

É importante ressaltar que mesmo com a retomada de diversas atividades, o Brasil e o mundo ainda enfrentam uma pandemia causada por um novo vírus. Portanto, é essencial se preocupar com higienização e segurança para que as empresas sejam capazes de oferecer bem-estar, saúde e qualidade de vida para seus colaboradores.

Como manter o seu ambiente seguro contra o coronavírus?

Com meses de pandemia, já sabemos que é essencial:

  • Higienizar as mãos;
  • Utilizar máscara;
  • Evitar aglomerações e manter distância de, pelo menos, 1,5m de outra pessoa;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos com outras pessoas;
  • Cobrir boca e nariz quando tossir ou espirrar;
  • Manter ambientes ventilados;
  • Ficar em casa e evitar contato em caso de sintomas e, mais do que isso, procurar auxílio médico em caso de agravamento de febre, tosse ou dificuldade para respirar.

Todos esses processos são mais do que conhecidos e fazem parte dos cuidados individuais de cada um para que seja possível realizar atividades e retomar os trabalhos de forma presencial.

Mas, mais do que dar instruções individuais para seus funcionários e clientes, é essencial tomar atitudes dentro do ambiente para que ele seja um local seguro contra o coronavírus. Confira passos importantes!

Forneça EPI’s para seus colaboradores

Pensar na segurança do seu colaborador, independente do setor em que ele atua é essencial, portanto, é preciso incorporar novos EPI’s à sua empresa. Para aqueles que trabalham justamente com a higienização e sanitização dos ambientes, o cuidado deve ser ainda mais redobrado.

É importante que a organização forneça máscaras, luvas impermeáveis, óculos de segurança, botas ou sapatos de trabalho fechados e uniformes.

Conte com bons materiais

Para uma boa higienização e sanitização do ambiente é preciso ir além e disponibilizar materiais que sejam capazes de ajudar o seus colaboradores a realizar bons serviços nesse setor.

Esqueça e elimine a simples vassoura dentro do seu ambiente de trabalho, uma vez que o processo de varrer pode fazer com que partículas contaminadas subam ao ar e incorporem-se a mesas, cadeiras e equipamentos do ambiente.

Invista em panos de limpeza, borrifadores, rodos, baldes, escovas, mop, carrinhos funcionais e equipamentos que garantam a produtividade e qualidade de limpeza e pensem também na ergonomia e desgaste físico dos seus funcionários.

Adote processos de sanitização de ambientes

O momento de limpeza e de higienização deve ser feito com mais cuidado e seguindo padrões, portanto, é interessante criar manuais, sequências e padronizar tarefas para que todos os colaboradores realizem as técnicas corretas no seu ambiente.

Como o vírus pode estar presente nas mais diversas superfícies, organize os processos de limpeza para que nenhum local fique esquecido ou seja negligenciado nesse importante processo.

Tenha muita atenção também à contaminação cruzada, ou seja, quando há transferência de contaminantes de um local, superfície ou alimento para outras superfícies através de utensílios, equipamentos ou mãos.

Nos locais em que isso pode acontecer, as equipes devem reforçar ainda mais o processo de limpeza e desinfecção.

Aumente a frequência do processo de higienização de superfícies com maiores atenção às áreas como maçanetas, corrimão, barras de apoio, botões de elevadores, telefones, interruptores, teclados, mouses, cadeiras e mesas, mobílias, torneiras e quaisquer locais de seu ambiente em que é grande a circulação de pessoas.

Todos os protocolos de higienização e sanitização de ambientes devem ser executados com a máxima atenção dentro do ambiente.

Utilize soluções eficazes de limpeza

Com EPI’s, materiais e processos para a boa sanitização do ambiente falta apenas os produtos e soluções para colocar tudo isso em prática, certo? 

É natural que muitas soluções apareçam com promessas inovadoras de limpeza durante esse momento e é preciso ter atenção sobre o que o seu ambiente está utilizando. 

Não basta apenas pensar em limpeza e é preciso ir além e buscar por produtos que unam segurança e sustentabilidade em sua funcionalidade, afinal, não adianta se proteger contra o coronavírus e atacar a saúde dos indivíduos e do meio ambiente, certo?

Uma das grandes soluções de limpeza atual é o ozônio aquoso, ou seja, a união do tão comum elemento da natureza com água, que é capaz de ser um poderoso higienizador e sanitizador de ambientes.

O ozônio (O3) é aliado no combate de microorganismos, seja no ar ou em superfícies e pode ser utilizado para higienização dos mais diversos setores e ambientes de trabalho.

A sanitização com ozônio é um processo de higienização natural, sendo ele um substituto para produtos químicos tradicionais e sendo muito mais potente do que todos eles. O ozônio é 200 vezes mais potente que o cloro, mas diferente dessa solução, não causa nenhum dano para quem o utiliza.

O ozônio é um elemento presente na natureza e, para ser utilizado de forma segura e saudável, ele é manuseado em sua forma aquosa. Com a ajuda de equipamentos especializados o ozônio, retirado do oxigênio do ar, entra em contato com a água da torneira e é transformado em uma poderosa solução de limpeza.

Sua fórmula atrai germes, manchas, bactérias e vírus e os elimina assim que ocorre o contato. Após isso, ele é convertido em oxigênio (O2), o que o torna totalmente limpo e seguro para pessoas  meio ambiente.

Vale lembrar que é comprovado através de estudos e testes que o ozônio, em sua solução aquosa estabilizada, é capaz de atacar o coronavírus e, mais do que isso, é eficaz contra o vírus da influenza A (H1N1), vírus do sarampo e vírus  sincicial respiratório.

Treine seus colaboradores

Parte fundamental no processo de controle e segurança contra o coronavírus é treinar e capacitar seus colaboradores para que sejam seguidas todas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, OMS e Anvisa.

Dê orientações constante sobre segurança e prevenção da transmissão de agentes infecciosos, reforce os procedimentos de limpeza, cobre pela utilização obrigatória e correta dos EPI’s. 

Mais do que isso, garanta que todos os processos sejam seguidos, os materiais e soluções corretos sejam utilizadas e faça com que a higienização e desinfecção de ambientes seja um ponto importante em seu negócio, não apenas durante a pandemia, mas faça parte da cultura da organização daqui para frente.

Como sua empresa está lidando com a higienização e sanitização dos ambientes durante esse tão importante momento em que estamos vivendo? Aproveite nossas dicas, siga todos os nossos passos e conheça um pouco mais sobre Limpeza Sustentável e como ela pode te ajudar em seu negócio

Atendimento via whatsapp