Limpeza sustentável: por que se preocupar com o meio ambiente em sua empresa?

As empresas, independente de seu porte e setor de atuação, são muito importantes nos locais que estão inseridas. E, mais do que apenas responsabilidade com suas pessoas e produtos é preciso também que organizações se preocupem com sua responsabilidade ambiental e limpeza sustentável.

Ter cuidado e atenção com o meio ambiente e com a saúde das pessoas, seja do ambiente interno ou externo do negócio, deve ser um assunto presente no ambiente corporativo.

Muitas empresas pensam que para seguir um caminho sustentável é preciso de grandes investimentos ou estratégias, mas você já pensou que pequenas ações e mudanças dentro do ambiente já podem fazer toda a diferença?

Como sua empresa está se preocupando com o meio ambiente e com limpeza sustentável? Saiba mais sobre isso!

O que é limpeza sustentável?

As empresas são parte do ecossistema e, querendo ou não, estão envolvidas com a causa da responsabilidade ambiental e com a preocupação com o futuro do planeta e seu equilíbrio.

Tal preocupação pode refletir em diversos pontos, sendo um deles a limpeza sustentável. Essa trata-se de utilização de atitudes ecologicamente corretas em ações que já fazem parte da rotina da organização.

A limpeza é um grande aspecto dentro da sustentabilidade e é evidente que toda organização se preocupa com sua forma de higienizar os ambientes, certo?

Sendo assim, a limpeza sustentável é sobre manter o ambiente limpo, seguro e higienizado, porém com ações, processos e produtos que não poluam o meio ambiente, não causem danos ao ecossistema e à saúde das pessoas.

O processo de higienização e desinfecção dos ambientes e ferramentas de trabalho é essencial pois evita proliferação de ácaros, poeiras, vírus e bactérias e é um grande aliado ao combate de doenças.

Todos os dias são utilizados diversos produtos nesse processo de limpeza e higienização e todos eles têm função importante no combate da sujeira e bactérias, mas será que você já parou para pensar no impacto negativo dessas soluções?

Detergentes, águas sanitárias, desinfetantes, sabão e muitas outras são as opções de produtos de limpeza nos mercados e distribuidores e vários deles com diversos componentes químicos.

Após o uso, essas composições de água e produtos são descartadas, não é mesmo? É preciso lembrar que, ao entrarem em contato com ambiente e esgoto, tais produtos são capazes de aumentar a poluição e diminuírem a qualidade da água de rios, córregos, lagos e bacias.

Mais do que isso, os produtos contam ainda com suas embalagens plásticas, que poucas vezes são destinadas a reciclagem e podem também se tornar um grande impacto para a natureza.

E é justamente pensando em danos como esse que a limpeza sustentável, ou limpeza verde, se coloca como uma alternativa importante para que as empresas mudem simples ações para se colocarem como mais sustentáveis na prática, prejudicando o menos possível o meio ambiente.

Por que as empresas devem se preocupar com limpeza sustentável?

É preciso se preocupar com sua empresa, seu redor e não apenas o momento atual, mas todas as gerações futuras que podem ser impactadas pelos danos no meio ambiente.

É evidente que reduzir danos no ecossistema e cuidar das pessoas e do meio ambiente é dos grandes motivos pelo qual as empresas devem se preocupar com sua limpeza e ações sustentáveis.

Mas além disso, muitos impactos e vantagens são notadas por empresas que se preocupam verdadeiramente com sua responsabilidade ambiental, como:

  • Melhoria na imagem empresarial no mercado;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Valorização dos consumidores perante as ações da marca;
  • Economia com compras e recompras de produtos químicos;
  • Maior é a segurança em relação à limpeza e controle de vírus e bactérias;
  • Não agridem a saúde dos colaboradores e não danificam superfícies e ferramentas com produtos de limpeza químicos.

Como praticar a limpeza sustentável?

Existem inúmeras formas de melhorar a sustentabilidade de sua empresa e simples ações já reduzem muito o impacto ambiental das corporações. Confira algumas dicas que podem facilmente ser aplicadas em seu local!

Faça uso eficiente e consciente da água

A água é um elemento essencial para a limpeza e é preciso que ela seja usada com consciência dentro da empresa para uma limpeza sustentável e eficaz. Tenha atenção com mangueiras, baldes e galões e cuide para o desperdício.

Tenha atenção também ao uso de torneiras, vazamentos e qualquer atividade prolongada que possa gerar desperdício.

Crie ações de conscientização para que todos os colaboradores façam uso inteligente da água em todas as suas atividades dentro do ambiente.

Reduza lixo, reutilize e recicle

Muitas vezes diversos itens são descartados nas empresas sem preocupação com reutilização e reciclagem. Verifique produtos que podem ser substituídos e consciente seus funcionários para a redução do lixo.

Os copos de plástico, por exemplo, podem ser trocados por canecas, garrafas ou copos reutilizáveis, reduzindo consideravelmente seu lixo a cada cafezinho ou água de colaborador.

Quanto ao lixo, faça sua separação para que exista o descarte correto dos materiais. Conheça mais sobre coleta seletiva e como ela funciona em município e faça a separação correta dos resíduos e materiais recicláveis.

Utilize produtos de limpeza sustentável

Como dissemos, para uma limpeza verdadeiramente sustentável é preciso abrir mão de produtos químicos e tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Uma solução eficaz e cada vez mais tendência dentro dos ambientes organizacionais é a limpeza com ozônio (O3), um poderoso elemento natural que elimina sujeira, microrganismos, vírus e bactérias e é eficaz até mesmo contra o coronavírus.

O ozônio é encontrado na natureza e, através de equipamentos limpos e sustentáveis, é transformado em um eficaz produto para limpeza, sendo manuseado em sua forma aquosa. Para que isso aconteça, o ozônio do ar entra em contato com água da torneira e é transformado em tal solução.

Essa fórmula atrai germes, manchas e bactérias, eliminando-os. Após isso, ele é convertido de volta em oxigênio (O2), o que o torna totalmente limpo e seguro para pessoas e meio ambiente.

É importante ressaltar que produtos sustentáveis e biodegradáveis não perdem qualidade e fornecem limpeza tão ou mais eficiente do que produtos químicos, com a vantagem do cuidado com o meio ambiente e pessoas.

A necessidade de adoção de práticas saudáveis para a limpeza vai de encontro com diversos aspectos sustentáveis e verde para as empresas. Se preocupar com essa questão deve ser ação de todas as pessoas e das empresas para o desenvolvimento próprio e conservação do ecossistema em que estão inseridas.

A mudança de atitudes parece difícil ao primeiro momento, mas com pequenas ações, a sustentabilidade se torna um hábito dentro da empresa e diversas vantagens são notadas em seu cenário.

Agora que você sabe um pouco mais sobre limpeza sustentável, que tal modificar algumas ações em seu local de trabalho? Aproveite e confira ainda mais sobre esse tema e sobre todos os seus aspectos sociais, ambientais e econômicos

 

Limpeza Sustentável

Atendimento via whatsapp